Please reload

Posts Recentes

A escalada do Microsoft Power BI ao topo

 

No mês passado o Gartner, órgão de pesquisas imparciais do mercado de tecnologia, como é feito anualmente, publicou o resultado da última análise do mercado com relação as ferramentas de Bussiness Intelligence e o resultado foi algo esperado pela comunidade de profissionais ativos da área de BI, o Microsoft Power BI se tornou a ferramenta líder do mercado.

 

Quando lançado o Power BI estava disponível em poucos países, como, Estados Unidos, Canada, alguns países da Europa e Ásia, porém com a evolução da ferramenta e a atenção que a mesma recebeu desde o início do mercado ela passou a ser disponibilizada em diversos outros países para consequentemente estar presente em todo o mundo.

 

No Brasil o Power BI foi lançado no primeiro semestre de 2016. No início, muitos profissionais de BI aqui do Brasil não davam muita atenção a ferramenta, pois duas soluções de Analytics e Discovery Data já tinha o seu espaço conquistado que eram o QlikView e Tableau.

Desde o momento do seu lançamento que ocorreu no segundo semestre de 2013 o Microsoft Power BI figurou entre as ferramentas mais utilizadas do mercado de BI, muitas características que a ferramenta possui a qualificou para a posição que ela ocupa hoje.

 

Principais características

 

  • Solução em nuvem: O Power BI foi a primeira ferramenta de BI do mercado a surgir inteiramente na nuvem. Inicialmente a Microsoft criou o Power BI em 2013 para ser utilizado principalmente com os outros programas da fabricante que também disponibiliza recursos em nuvem, porém atualmente o Power BI pode ser adquirido individualmente.

  • Voltada para o usuário final: o Power BI é uma solução que disponibiliza a sua versão em nuvem e também desktop, em ambas, qualquer usuário pode criar as suas próprias visões e descobrir novas informações sobre os dados com que ela trabalha e com isso otimizar os seus relatórios para tomadas de decisões mais efetivas. Além disso, o Power BI disponibiliza Insights automáticos sobre as informações contidas nos relatórios provendo visões que o usuário não havia imaginado.

  • Custo benefício: A principal característica do Power BI e que é o principal responsável pela colocação da solução no quadrante do Gartner é o custo benefício. Uma licença para desenvolvedor da ferramenta está no valor de US$9,99 ao mês, e por ser uma ferramenta em nuvem, o usuário não precisa se preocupar em ter uma infraestrutura cara para suportar o projeto que é uma característica dos projetos de tradicionais de BI.

 

Evolução do Microsoft Power BI pela Gartner

 

Seguem os quadrantes dos últimos anos desde o lançamento do Power BI:

 

2014:

Nota-se que desde o seu lançamento a solução já se posicionou entre os líderes do mercado, mesmo ela não sendo disponibilizada para um número grande de países.

2015:

Ainda não sendo disponibilizada para muitos países a solução se manteve entre os lideres

 

 

2016:

Logo no ano em que é disponibilizada para mais países a solução começa a se destacar entre os líderes, deixando claro que a tendência era assumir a liderança entre as melhores ferramentas.

 

2017:

Agora em 2017 com o último levantamento da Gartner, o Microsoft Power BI se confirma como a solução de BI mais utilizada no mercado, apontando a preferência dos usuários pela solução que veio para ficar.

 

Fontes:

http://www.gartner.com/technology/home.jsp

http://www.gartner.com/technology/topics/data-analytics.jsp 

https://www.gartner.com/doc/3200317/magic-quadrant-business-intelligence-analytics

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/blog/

http://rgm.com.br/blogrgm/index.php/como-migrar-um-projeto-para-a-nova-plataforma-da-microsoft-power-bi/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo

Rua do Paraíso, 45

6º andar - conjunto 61

São Paulo/SP

(11) 3371-0900

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • RSS Social Icon
RGM Tecnologia - Partner Gold Microsoft