Please reload

Posts Recentes

Implementação Dynamicx AX - Projeto Trensurb

May 30, 2015

A RGM trabalha com Gestão Pública há mais de 16 anos, e dentro desse período, além de nos especializarmos nas esferas Contábeis e Financeiras da Gestão Pública, também adquirimos expertise em diversos setores, como o de transportes públicos, com projetos de Georeferenciamento e controle de frotas.projeto-Trensurb-RGM-dymanics-ax

 

 

No começo de 2015 a RGM iniciou o projeto de implantação do Microsoft Dynamics AX na empresa Trensurb, que é a responsável por toda a gestão dos trens metropolitanos de Porto Alegre e região.

Trabalhar no projeto da Trensurb é desafiador, por sua complexidade. Conseguimos afirmar isso agora, após meses de estudos da operação da empresa, que proporcionou à RGM absorver conhecimento operacional e de gestão da empresa semelhante ao de um funcionário da casa.

 

Dentro desse contexto, podemos destacar 2 fatores que tornam o projeto ainda mais complexo: o fato de a empresa ser público-privada e as características operacionais do core business da Trensurb.

 

Gestão Público-privada

 

A empresa tem todas as nuances do setor privado e tem toda a complexidade processual das operações públicas, atendo-se a controles contábeis para consolidação das contas com a União.

 

Isso significa que, ao passo que a solução precisa estar em conformidade com as Leis brasileiras da Gestão Pública no que tange, por exemplo, a prestação de contas, o formato do Plano de Contas e o controle orçamentário rígido, não pode deixar de atender demandas fiscais como o SPED Contábil e DCTF, para citar 2 exemplos de necessidades de uma empresa privada.

 

Por isso, o planejamento inicial e entendimento da operação foram pontos críticos do projeto, já que há  funcionários de ambos os setores no cenário: controles de prestação de contas aos orgãos públicos alinhado ao controle financeiro dentro de um modelo de empresa privada.

 

Características operacionais

 

O modelo operacional da empresa também é diferenciado, já que a Trensurb não presta apenas serviços de transporte, mas também cuida da manutenção dos trens – o que traz para o seu modelo de negócio características da Indústria.

 

 

O projeto foi iniciado há 9 meses e a maior necessidade do nosso novo cliente é a integração completa das informações entre todos os departamentos da empresa, o que também endereça as maiores dificuldades apontadas pelos gestores e colaboradores desses departamentos.projeto-trensurb-implementação-RGM

 

Operacionalmente, a solução vai ao encontro com as necessidades da Trensurb e substitui toda a plataforma tecnológica atual, integrando as informações em tempo real entre todas as áreas de negócio e também orquestrando a troca de dados entre a Trensurb e o Ministério das Cidades e do Planejamento, algo inédito neste contexto.

 

O resultado disso, além da padronização e modernização da interface utilizada pelos colaboradores da empresa e que se beneficia de todas as características do Microsoft Dynamics AX, é a completa otimização de todos os processos de negócio da Trensurb, renovando e melhorando a capacidade operacional da empresa a níveis internacionais.

 

É claro que para um cenário tão específico e complexo como o da Trensurb, são necessárias modificações no funcionamento padrão da plataforma e para isso adotamos o modelo de consultoria in house, ou seja, parte dos integrantes do time fica alocada dentro da Trensurb, permitindo que nossos profissionais consigam captar a essência do modelo de negócio e entender todo o funcionamento da empresa, desenhando assim como será feita a implementação da plataforma.

 

Depois de se planejar muito bem o projeto, a execução se iniciou pelo levantamento da situação. Após ter nosso time integrado com o time do cliente, um relatório foi reportado para o setor de desenvolvimento, com todos os apontamentos detalhados de como é a estrututura da empresa e as necessidades de melhoria e mudanças esperadas.

 

Com isso foi possível planejar a customização do Dynamics AX e atender 100% todas as contratar sistema de erp necessidades do cliente.

 

 

Depois de se entender funcionalmente as necessidades em um nível de detalhe suficiente, partimos para as especificações técnicas, definindo estratégias de TI (como customizações, parametrizações e soluções processuais), subsidiando assim um time de desenvolvimento responsável por gerar códigos que modifiquem a plataforma AX.

 

Sabendo de todas as prioridades e necessidades e tendo as soluções definidas e detalhadas, a customização do Dynamics AX está sendo executada para que a Trensurb consiga operacionalizar a ferramenta da melhor maneira possível.

 

Quando finalizada a etapa de customização, serão feitos os testes e homologação da plataforma, para que nossa solução seja entregue com a qualidade RGM.

 

A entrega do projeto acontecerá em Janeiro de 2016 – totalizando 12 meses de projeto. Isso significa que muito já foi feito, mas ainda temos muito o que fazer para que todas essas integrações, treinamentos, homologações sejam realizados até o Go-Live.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo

Rua do Paraíso, 45

6º andar - conjunto 61

São Paulo/SP

(11) 3371-0900

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • RSS Social Icon
RGM Tecnologia - Partner Gold Microsoft